Quem é Dom Quixote?


Destemido Cavaleiro Andante, em busca de aventuras com seu fiél escudeiro: Sancho Pança. Nascido nas redondezas de La Mancha, vive seus dias de glória.


sábado, 30 de março de 2013

Dom Quixote é um dos livros mais vendidos do Mundo!

Segundo o Wikipédia, site de grande nome, Dom Quixote aparece em 5º Lugar como o livro mais vendido do mundo.

Acredite se quiser, Dom Quixote tem aproximadamente 500 milhões de cópias vendidas pelo mundo.















Link para o site Clique aqui

Dom Quixote + Chaves

Sabe aquele programa bem antigo, mas que ultrapassou gerações e ainda passa na TV? Adivinhou? Não? Estamos falando de Chaves!

Pois bem, Dom Quixote foi utilizado neste programa. A galera do Chaves fez um episódio especial, baseado nessa grande história. No YouTube, é possivél encontrá-lo:


Filme Baseado na História

Hancock. Parece ser familiar ao livro Dom Quixote? Pois acredite, ele é.
O filme, baseado no livro, conta a história de um homem que é um herói por conta de seus poderes, mas é extremamente atrapalhado e destrói tudo que vê pela frente sem se importar. Depois de um tempo ele faz um amigo (que se parece com Sancho), que o auxilia e o ajuda a ser um herói melhor. Aqui temos um trailer para mostrar um pouco o filme:


Gostou? Então vá assistir!

Existem Várias Edições.

Há várias edições de Dom Quixote disponíveis no mercado. A primeira edição, de 1605 tem um palavreado bem sofisticado, não é impossível lê-lo, mas dá um trabalho e tanto. Por isso existem as versões simplificadas, que contam a mesma história com palavras mais fáceis e resumidas. Segue algumas imagens:





















Existem muitas outras disponíveis.

Origem de Dom Quixote

Em 1605, há exatos 413 anos, se concretizava uma das histórias mais bem sucedidas da História: Dom Quixote, livro escrito por Miguel de Cervantes e Saavedra. 

A História se passa com um homem, que de tanto ler livros e ouvir histórias sobre Cavaleiros Andantes (uma coisa já meio ultrapassada na época mostrada no livro). Segundo ele, depois de seus delírios, acredita ser um grande Cavaleiro, e sai pelo mundo a fora em busca de aventuras. Como qualquer Cavaleiro, não se pode faltar um escudeiro, então um gordo cozinheiro e camponês é "recrutado". Todo Cavaleiro tem sua amada, e com Dom Quixote não pode ser diferente. Dulcinéia (nome inventado por ele), foi a vítima, uma simples camponesa que nem sabia quem ele era direito, mas suas forças, sua bravura vinha de seu "amor".

A foto abaixo mostra a primeira edição desse exelente livro: Dom Quixote de La Mancha.